Sobre o blog e o título

O blog Lobatize!  foi  criado  como  parte  integrante do  projeto O petróleo na produção literária de Monteiro  Lobatodesenvolvido por  mim  no campus  Nilópolis do  Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Rio de  Janeiro (IFRJ).  Nosso  projeto nasceu de   uma parceria  entre  o IFRJ  e   a  PETROBRAS, que  mantém  o Programa  de  Formação de  Recursos   Humanos (PFRH).

Por que  um projeto  sobre  Monteiro  Lobato e  petróleo? O escritor  publicou, em 1937, a obra O poço do Visconde. Neste livro, Lobato apresentava não apenas o seu desejo de ver um Brasil modernizado e rico graças à exploração das riquezas minerais, como também oferecia conhecimento sobre geologia ao seu leitor infantil. O autor, por meio do personagem Visconde de Sabugosa, descreveu aos seus leitores as diversas teorias sobre o surgimento da Terra, os processos de formação das camadas do solo, o que é fossilização e como o petróleo é formado a partir de material orgânico. Nessa obra, Lobato não só aborda a questão da perfuração de poços e exploração de petróleo – quase uma década antes de o primeiro poço ser aberto -, como vislumbra a possibilidade de o Brasil tornar-se autossuficiente na extração daquele produto.

É  muito  importante destacar que os  alunos envolvidos  são estudantes  matriculados  nos  cursos técnicos de  Química e Controle Ambiental integrados ao Ensino  Médio. O  projeto desenvolvido  por  meus   alunos visa  à  compreensão da  importância  da  obra de  Monteiro  Lobato para  as discussões sobre produção de petróleo no  Brasil. Buscamos, ainda, identificar  as  relações existentes  entre  história,  ciência e  literatura por  meio da  obra  daquele escritor  pré-modernista.

A estrutura de  Lobatize!  foi  concebida pelos  meus  alunos  e  ele  será desenvolvido da  seguinte maneira:
  • Lupa  literária : literatura brasileira. Autores e  obras   com discussão sobre  Monteiro Lobato. 
  • Lentes de Lobato: Biografia.  Obras  do autor. Comentários sobre  entrevistas e  cartas. 
  • Conversa crítica: discussão sobre a obra de  Monteiro. Debates  e entrevistas criadas  pelo grupo. 
 Eu gostaria, ainda,  de  agradecer  muito  aos  alunos  que  iniciaram   o  projeto  comigo e  desenvolveram a  primeira etapa dessa pesquisa. Esperamos que  nosso   blog  possa servir  para outros  alunos e  professores como  um  espaço para  pesquisa  e  reflexão. Sejam bem-vindos!

Professora  Andréa Motta
Orientadora  do  projeto
Página inicial