quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A chave do tamanho

Em A chave do tamanho, a conhecidíssima personagem Emília e sua turma, criados  por Monteiro Lobato, se aventuram em uma nova história além do tradicional Sítio do Pica Pau amarelo.




A história começa quando a sapeca boneca Emília - que desde sempre apronta todas as peripécias a quem lhe convier  -  percebe que  D. Benta está entristecida com os acontecimentos da Segunda  Guerra Mundial e, por isso, presume que haveria uma chave que seria capaz de ''desligar'' a guerra, em um simples passe de mágica.

Sendo assim, Emília utiliza o tão conhecido pó de ''pir lim pim pim'', para ir até a tal casa das chaves, onde a mesma estaria. Porém como a maioria das coisas que Emília faz acabam dando errado, ela por engano desliga a chave do tamanho, fazendo com que todas as pessoas ficassem bem menores do que realmente são.

Emília, então, passa por diversas aventuras a bordo da cartola do Visconde de  Sabugosa, que não havia diminuído por ser um sabugo, e se utilizam de um novo experimento, para ir até a Alemanha e ter uma séria conversa com o precursor da guerra, o senhor Adolf Hitler. Emília com sua audácia natural, propõe ao mesmo, que ela só voltaria a religar a chave, pra que todos voltassem ao normal, se ele prometesse que acabaria com a guerra.

A bonequinha de pano decide que haveria um plebiscito*, para saber se deveriam voltar ao tamanho normal,ou se permaneceriam daquele jeito, afinal ela havia gostado de enxergar as coisas daquele ângulo. Por fim, no plebiscito é escolhido a volta ao tamanho normal, e assim Emília o fez, religou a chave do tamanho, e acabou com as guerras, salvando a humanidade.

Veja  abaixo  uma  cena do episódio A chave do tamanho, exibido pela  Rede  Globo em  1981:





*Plebiscito:Voto expresso diretamente pelo povo, que tem por objeto deliberar sobre uma proposta, uma lei ou resolução que lhe é submetida. 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog! Ficaremos felizes se você deixar um comentário!