quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O Escândalo do Petróleo




O Escândalo do petróleo e Georgismo e Comunismo um livro surpreendente que nos permite conhecer um pouco mais do autor Monteiro Lobato.  Nesta obra, o autor faz uma análise científica e compartilha com seus leitores a luta dos pioneiros na exploração do petróleo no Brasil. Além disso, denuncia um esquema ganancioso do sistema petrolífero vigente nos meados de 1930, citando diversas histórias e homens que lutaram até o final da vida para que o Brasil alcançasse tal desenvolvimento. 

 
O livro é repleto de dados científicos e conta histórias verídicas de pessoas como José Bach, Harry Koller, Pinto Martins entre outros que foram mortos por lutarem para que o petróleo fosse explorado no Brasil, sendo considerados os primeiros mártires do petróleo. Além revelar diversas manobras políticas, leis que inviabilizavam ainda mais a exploração, acordos feitos entre o governo brasileiro e os Estados Unidos para impedir que o petróleo fosse descoberto no país e ameaçar o domínio dos norte americanos sobre o mercado petrolífero.
Com uma linguagem considerada inapropriada para 1936, ano em que a primeira edição foi escrita, Lobato sem qualquer restrição ou cuidado expõe toda a sua opinião sobre tal assunto e apresenta dados até mesmo estatísticos que comprovam tais denúncias. Como consequência de tal ato, seu livro foi impedido de ser publicado e devido a uma carta enviada ao Ministro da Agricultura e a Getúlio Vargas (o presidente da época) Monteiro Lobato foi até mesmo parar na cadeia. Mesmo com todas essas implicações, escritor lutou veementemente durante doze anos de sua vida.
O mais surpreendente de ler esse livro é que à medida que você mergulha na leitura, em meio a tantos dados, denúncias, histórias, absurdos e injustiças podem observar que certos aspectos se não diferem da realidade do Brasil. Infelizmente, manobras políticas, corrupção e impunidade são elementos vividos pela população brasileira.
Um livro surpreendente que vai fazer o leitor entender melhor o quanto foi difícil o inicio da exploração do petróleo no Brasil e entender acontecimentos do passado que nos influencia até hoje.

 “Nada tem feito tanto mal ao nosso país como tendência para resolver problemas só pelo lado teórico, com desprezo absoluto ao lado prático.”

(LOBATO, M. São Paulo: Globo, 2011, p. 102.).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog! Ficaremos felizes se você deixar um comentário!